Material Auxiliar

Dicas para a produção de uma História em Quadrinhos:
Sobre a cidade de Cachoeiras de Macacu:

Cachoeiras de Macacu é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É atravessado pelo Rio Macacu, o maior rio que deságua na Baía de Guanabara, tanto em extensão quanto em volume d'água. Sua economia baseia-se na agricultura (principalmente coco, goiaba, inhame, aipim, milho) e na pecuária bovina.

O povoamento da região iniciou-se no século XVI, com a ocupação das margens do Rio Macacu. A freguesia de Santo Antônio de Casseribu foi criada em 1647 e passou à categoria de vila e concelho em 1697, passando a chamar-se Santo Antônio de Sá. O território no qual se encontra Cachoeira de Macacu, já foi habitada por índios Coroados e Puris. LEIA MAIS NA WIKIPEDIA


CAUSOS E LENDAS LOCAIS


A Pedra do Oratório
- Resquício dos Atlantes? -
"No alto da Serra do Mar, num verdadeiro paraíso de imagens rochosas, a Pedra do Oratório se destaca como um símbolo profético do mais alto interesse turístico. (...) Há quem acredite na passagem pelo local dos Atlantes, homens gigantescos de poderes sobrenaturais, cuja embarcação em que viajavam assemelhava-se a um oratório armado num barco de proporções colossais." 
LEIA MAIS NESTE LINK


Olu-Faísca
- O defensor da natureza -

"As alcantiladas montanhas que nos tempos primevos nasceram em Cachoeiras de Macacu são testemunhas da história de Olu-Faísca. Também as inexpugnáveis florestas e os inúmeros mananciais que nas montanhas se protegem, – e se derramam em rios e riachos cristalinos a engrossar o rio Macacu, – são testemunhas das histórias de Olu-Faísca, protetor daquele lugar verdejante. (...) Tem sido assim por séculos, e que ninguém duvide!" 
LEIA MAIS NESTE LINK


A Pedra do Colégio
- Escola de Jesuítas - 


"Segundo a lenda, a Pedra do Colégio foi local de fixação de Padres Jesuítas, onde estes teriam começado a catequese das tribos indígenas Surussus e Puris. Entretanto, fatos documentados discordam. A lenda se mantém nos dias de hoje ainda cercada de mistérios curiosos, embelezando o seu cenário. A entrada do Colégio teria sido coberta por enormes lajes de granito, desmoronadas por um cataclismo, quando um terrível raio a teria atingido, após um eclipse do sol." 
LEIA MAIS NESTE LINK



Jequitibá de Boca do Mato
- O Gigante Ser da Floresta -

"O nome Jequitibá tem origem tupi-guarani, significando “gigante da floresta”. Não é a toa, há registros de jequitibás com cerca de 60 metros de altura (equivalente a um prédio de 20 andares). Outro fato que justifica o seu nome é a sua longevidade, estão entre os representantes vivos mais antigos do planeta. Em São Paulo está localizado o Jequitibá mais velho do país, que mede 16 metros de circunferência e com idade estimada em 3.000 anos." 
LEIA MAIS NESTE LINK



Acesse o Mapa de Cultura RJ e descubra personagens, 
cenários e histórias de Cachoeiras de Macacu!

AJUDA EXTRA:

CASO O QUADRINISTA QUEIRA APROFUNDAR-SE MAIS EM ALGUM TEMA, A PRODUÇÃO DO CONCURSO PODE PROMOVER A APROXIMAÇÃO (VIA EMAIL, FACEBOOK OU TELEFONE) COM PESQUISADORES E CONTADORES DE CAUSOS LOCAIS, PARA ENRIQUECER AINDA MAIS SUA CRIAÇÃO.

SE ESSE FOR SEU DESEJO, ENVIE UM EMAIL COM O TÍTULO "QUERO MAIS - CONCURSO DE QUADRINHOS" E ACIONE NOSSOS MESTRES DA CULTURA LOCAL.


CENÁRIOS:
Temos ótimos fotógrafos locais que podem contribuir com suas fotografias para a composição de cenários para as HQs; basta enviar email com o título
"CENÁRIOS - CONCURSO DE QUADRINHOS" e nós articularemos essas parcerias!


Email do Concurso: culturamacacurj@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário